Filme baseado no "Caso Dreyfus" é o próximo de Roman Polanski.

Roman Polanski anunciou que o próximo filme que irá dirigir será o thriller político "D", inspirado no famoso "Caso Dreyfus". O projeto reúne Polanski com o roteirista Robert Harris de "O Escritor Fantasma".

Polanski disse que "Eu planejava há muito tempo fazer um filme que não tratasse o Caso Dreyfus como um drama de época, mas sim como um filme de espionagem. Assim, poderemos mostrar sua relevância para o que está acontecendo atualmente - esta caça as bruxas realizada por um grupo minoritário, a paranoia da segurança, os tribunais militares secretos, agências de segurança fora de controle, políticas governamentais encobertas, uma imprensa agressiva".



O Caso Dreyfus foi um escândalo político que ocorreu em França, no final do século XIX. O caso sobre a condenação por alta traição de Alfred Dreyfus em 1894, um oficial da artilharia do exército francês, de origem judaica. Ele sofreu um processo fraudulento conduzido a portas fechadas, num tribunal marcial, que acusava-o de ter fornecido informações secretas aos alemães.
Embora fosse inocente, Dreyfus foi condenado a prisão perpétua. Quando os oficiais de alta-patente franceses perceberam o erro que cometeram, tentaram ocultar o erro judicial. Aos poucos a França foi se dividindo entre os apoiadores de Dreyfus e aqueles que acreditavam na culpa.
Uma revisão do processo de Dreyfus em 1906 mostrou que Charles-Ferdinand Walsin Esterhazy, outro major do exército francês, foi o verdadeiro autor das cartas e agia como espião dos alemães. Dreyfus foi solto e voltou ao seu cargo, no entanto, os cinco anos na prisão não foram considerados na sua carreira.

As filmagens começam no final do ano em Paris.